0

Falecimento do Ir. Afonso Lopes

by Administrador 21. April 2009 08:35

FALECIMENTO DO IRMÃO AFONSO LOPES, MISSIONÁRIO REDENTORISTA 

Dileto confrade, Irmão Afonso, ouça do Senhor Misericordioso:

"Vinde bendito de meu Pai! Vinde sentar à mesa que eu preparei para vós!"  

Irmão Afonso Lopes estava internado no Hospital São Lucas desde o dia 16 de abril, vítima de um derrame.  

Nosso querido Confrade, Ir. Afonso Lopes, trabalhava na Paróquia Santo Afonso, Rio de Janeiro, compondo a Comunidade Redentorista com os outros confrades Padres Penido, Araújo, Marques, Ferreira, Vanderlei e Lúcio. Foi um bom companheiro, missionário e apaixonado pelas Missões Redentoristas! Ele entregou nas mãos de Deus, na madrugada desta segunda-feira, dia 20 de abril, todo o seu coração, o seu respiro. Amém! 

O corpo do nosso querido amigo Ir. Afonso chegará às 18h, na Paróquia Santo Afonso. A Missa de Corpo Presente será às 19h e após a Celebração haverá um pequeno velório no Salão Paroquial. Na terça-feira, dia 21, seguirá para a Paróquia da Glória, em Juiz de Fora (MG), onde será realizada às 15h a missa de exéquias, juntamente com a novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Conforme costume de nossa Província, o confrade será sepultado no Jardim da Ressurreição do Cemitério da Glória, às 16h. 

Ele muito amou com o seu jeito de ser terno, bem missionário. Cheio de ternura!!! Deixou suas marcas de vida por onde passou! Obrigado, Ir. Afonso, pela sua presença-presente na Província do Rio, ES e MG! Vai deixar saudade...!  

Confrade, Ir. Afonso, prossiga em paz e interceda a Jesus, o Redentor, a graça de muitas vocações Missionárias Redentoristas, viu?!  

LEIA UM POUQUINHO DA SUA HISTÓRIA...   

Nascido no Vale do Jequitinhonha, Caraí - MG em 17/04/1940, Irmão Afonso completou 69 anos de vida na última sexta-feira, dia 17.

Há 41 anos na Congregação Redentorista, Ir. Afonso Lopes trabalhou em todas as casas da Província, sendo sua última morada na Paróquia Santo Afonso, no Rio de Janeiro, onde realizava seus trabalhos missionários, apoiando pastorais e coordenando a Obra Social Santo Afonso e São Geraldo. Sempre disponível para as Missões, Semanas Missionárias e Tríduos! Era bom trabalhar com ele!Servindo na Santo Afonso desde janeiro de 2006, neste ano de 2009, ele estava responsável por apoiar a Pastoral das Domésticas, a Pastoral Social, a Pastoral Vocacional, a Pastoral da Sobriedade, a Igreja Portas Abertas além da Obra Social São Geraldo e Santo Afonso. 

Um dia antes de sofrer o derrame, Ir. Afonso Lopes, deixou para nós uma reflexão, fruto de suas mãos,  chamada: PISTAS PARA SE VIVER MELHOR! Leia abaixo! 

PISTAS PARA SE VIVER MELHOR

O ser humano, na era atual, freqüentemente tem a sensação de que não sabe o que fazer, porque vive no dia a dia em busca daquilo que os outros fazem, a sociedade dita, a mídia apresenta como chances imperdíveis, tentadoras. Pessoas não aderem essas ofertas, se consideram, ou são consideradas desatualizadas, arcaicas etc.Tropeçamos com seres humanos sem objetivo e até sem identidade; aborrecidos, ignorando o que se passa dentro de si. Seres humanos conhecedores de grande parte da mídia, da tecnologia, da ciência, mas sem se conhecerem; experimentando profundos sentimentos de tédio, vazio, depressivo. Essas pessoas são convidadas para uma caminhada humana cristã, a darem espaço à reflexão e ao silêncio, a entrarem em si, pondo de lado o ruído e a confusão e entrarem em si para irem à procura daquele doce recanto da alma onde as espera, silencioso e sereno, o verdadeiro rosto da sua vida, da sua identidade, do seu eu, para descobrir o segredo de uma existência livre e harmoniosa, que a chamamos começo do Paraíso. Ir. Afonso Lopes, C.Ss.R. (15 / 04 / 09) 

DILETO CONFRADE, IR. AFONSO, DESCANSA JUNTO AO SENHOR...!

(Salmo, 37,7)

      

Tags:

Notícias

0

MELHORES MOMENTOS DO RETIRO VOCACIONAL REDENTORISTA

by Padre Mauro 16. April 2009 05:45

FOTOS DOS MELHORES MOMENTOS DO RETIRO VOCACIONAL REDENTORISTA NO SEMINÁRIO DA FLORESTA EM JUIZ DE FORA, MG

FELIZ PÁSCOA! Saudação fraterna a todos vocês que acessam o nosso site! Que Jesus, o Ressuscitado, seja o farol de suas vidas! Por isso, não envelheça tua existência sem dar à luz a tua vida, não banalizes cada dia com temores sem fundamento ou vãs ambições. Que cada dia seja para ti uma festa, um maravilhar-se, que teus gestos sejam os de louvor, tua vida uma alegre dança, que estale por toda a tua pele em parcelas de luz e, atreva-te a gritar ao mundo adormecido a beleza da vida com hinos de alegria.

Então, partilho com vocês uma Boa notícia: durante a Semana Santa vários jovens (15) vocacionados, participaram do Retiro de Semana Santa em Juiz de Fora, Seminário Floresta! Foram dias de aprofundamento, discernimento, oração, louvor e bons momentos celebrativos à Luz da Graça de Deus!

Esses jovens foram conduzidos por uma Equipe Formativa Redentorista: Pe. Mauro, seminaristas do Ano SPES - Rony, João Paulo, Fagner, Ulisses e Paulo Roberto. Foram dias fecundos, ganhamos, todos, mais vida em Jesus Cristo, o Ressuscitado!

Estiveram presentes também os 24 seminaristas da Comunidade Vocacional Santo Afonso (segundo grau) acompanhados do Pe. Américo (Vice- Provincial e Formador) e do Ir. Argemiro (Co-formador). Com eles, seminaristas, conjugamos momentos de refeições e celebramos a Vigília Pascal em comum. Coisa boa! Linda! Deus seja louvado por tantas maravilhas! Amém!

Feliz Páscoa! Com afeto, Pe. Mauro, Missionário Redentorista!

 

0

RETIRO VOCACIONAL REDENTORISTA NA SEMANA SANTA

by Administrador 7. April 2009 22:49

 

DILETO JOVEM VOCACIONADO REDENTORISTA

Um grande momento para a sua caminhada!

Os Redentoristas têm a honra de convidar Você para participar do RETIRO VOCACIONAL DA SEMANA SANTA. O Retiro é um jeito todo especial de se viver durante 4 dias: vivemos em comunidade, em um intenso clima de oração, acompanhando os momentos definitivos da vida do Redentor, Jesus.

 

O Retiro é uma oportunidade para Você conhecer mais e se apaixonar (ter paixão, viver uma paixão) por Jesus Cristo.

 

O Retiro vai fazer você descobrir o projeto de Jesus, nunca concluído: fazer ressoar a noticia da libertação, gerando comunidades cristãs, memória do Evangelho.

 

Serão quatro dias todinhos para Você escutar o que de bom o Senhor tem a dizer para Você, Jovem que está em busca de uma Vocação, de uma vida voltada para o Reino.

 

Assim vai ser o nosso RETIRO VOCACIONAL DA SEMANA SANTA. Juntos nós vamos: Rezar, conversar e discernir os caminhos de Deus em nossas vidas.

 

VAI SER MUITO BOM SE VOCÊ VIER!

Boa preparação! Bem-vindo! Laughing

Chegada: dia 08 (Quarta – Feira Santa) até as 15 horas.

Retorno à sua casa: dia 12 (domingo de Páscoa) depois do almoço.

Local: O Retiro será no Seminário da Floresta, um lugar “Maravilhoso”, tranqüilo, com muito verde, flores e outras belezas da natureza para você contemplar. Este Seminário fica na cidade de Juiz de Fora, Zona da Mata mineira.


 

Smile Atenção! Só pode participar do Retiro Vocacional se você  já mantém (ou deseja entrar!) contato com o Secretariado Vocacional Redentorista, especialmente com o responsável, Pe. Mauro. Se você deseja fazer o Retiro, entre em contato o mais rápido possível. Adolescentes e Jovens acima de 13 anos e até 27 anos.


 
O QUE LEVAR:

1. Bíblia, caderno para anotações, roupas para esportes, como roupa de banho; pois temos uma piscina de água natural, bermuda etc...

2. Se você sabe tocar violão ou outro instrumento poderá levá-lo.

3. Uma contribuição de R$ 10,00 (Dez reais), se você puder.

4. Não precisa levar roupas de cama e toalha, você já irá encontrar o seu quarto preparado para que você possa fazer um bom retiro.

5. Se você puder, traga algo da sua região ou da sua casa para os seminaristas: como doces, biscoitos, ou algo que você ou a sua mãe faz. Eles ficarão contentes.

INFORMAÇÕES:

secretariado vocacional redentorista
Pe. Mauro de Almeida, Missionário Redentorista
Rua Capitão Leonídio Soares, 751 – Planalto
Belo Horizonte – MG
Caixa Postal 1125 - CEP 30161-970
Fone: (31) 3494-4519 / Fax: (31) 3494-3234
E-mail: pvredentoristarj@ig.com.br ou contato@vocacionalredentorista.com.br

WWW.VOCACIONALREDENTORISTA.COM.BR

0

Encontro Vocacional Redentorista

by Padre Mauro 2. April 2009 19:18

O Encontro Vocacional que oferecemos a cada JOVEM VOCACIONADO é o espaço, dias de encontro consigo próprio = fazer a des-coberta do modo pessoal de ser; Encontro com Deus, mediatizado pelo encontro com os outros Vocacionados e a Equipe Psicopedágica. Tudo em vista de ajudar o Jovem Vocacionado a assumir a coragem de ser ele mesmo, como disse Jesus: SOU EU MESMO. Pessoa aberta ao aprendizado constante. Sujeito da própria história...Então, ontem, domingo (dia 16), concluímos mais um Encontro Vocacional Redentorista realizado na Casa de Retiros São José, Belo Horizonte – MG. Foram dias de muito crescimento pessoal para cada Jovem Vocacionado Redentorista e para nós, membros da Equipe de Orientação Vocacional. Essa Equipe foi composta por pessoas aprendentes: Pe. Mauro (Suscitador Vocacional – Coordenador), Fratres Edson e André (Estudantes de Teologia, CVDM), Formandos do ANO SPES (Ano de Síntese Pessoal das Experiências Substantivas): Thiago, Rayssander e Alfredo; As Psicólogas (Mônica, Fernando e Karine (Assessora Psicopedagógica do CERPAC – Cel Fabriciano – MG. Ela fez a experiência de observação dos trabalhos. Presença muito boa e promete futuro na Equipe). Presente também a Secretária da Pastoral Vocacional, Nádia, Missionária Leiga Redentorista. Agradeço-lhes pela presença-presente evocadora de crescimento, a ajudar o outro a vir a ser mais. Bendito seja Deus. Os Jovens Vocacionados Redentoristas aproveitaram muito da dinâmica do Encontro Vocacional. Foram 73 convidados. Inscritos: 26 e marcaram presença: 18. As circunstâncias da não presença são muitos, desde doença de membros até mudança de Religião. Situação da juventude atual. Deus seja louvado!

Vejam os testemunhos de alguns:

Laughing Alessandro, Niterói,RJ, disse: “para mim é notório o desejo de dar passos firmes naquilo que trago comigo. O desejo de trabalhar em mim o chamado vocacional. Durante os três dias em que aqui fiqui, pude recordar valores. O que era tido como exibicionismo. Me vi trabalhando um dom dado por Deus. Os dias em que aqui estou me ajudou a entender e pensar nos caminhos possíveis: a vocação a vida religiosa, matrimonial, laical. Hoje ao sair daqui, sairei com a cabeça mais aberta e o coração batendo forte por ver o quanto posso ser mais feliz em cada escolha e renúncia. Notei que hoje posso sair daqui mais completo e sadio, tanto espitirualmente quanto afetivamente”.

Smile Anivaldo, Paracatu, MG, disse: “O Encontro foi para mim tudo de bom, estar com o outro, fazer juntos, sorrir, perceber outras realidades, saio daqui com a certeza de que não sou o mesmo que chegou, por que tenho novas percepções, incentivos além de uma maravilhosa felicidade de sentir que estou no lugar certo...”. Eduardo, Aracruz, ES, disse: “Aprendi muito e me deixei modificar nesses dias que estou aqui, acho que o meu desejo vocacional se fortaleceu, porém agora com o conhecimento do que realmente é e como devo viver dentro desta comunidade. Espero que eu sempre continue nessa caminhada em Cristo Redentor...”.

Jean Soares, Patrocínio, MG, disse: “no dia em que cheguei tinha um desejo muito grande comigo, o de ser um Missionário Redentorista, mas com o decorrer dos dias o desejo parecia crescer e a se multiplicar...”

 Agradeço-lhes, Diletos Vocacionados Membros da Equipe, pela sua presença-presente. Oxalá que esses dias tenham sido de marcas positivas para sua caminhada no dom de cada dia. Sinal de mais vitalidade, abertura ao novo do chamado de Deus. Que tenha saído do Encontro Vocacional mais desejo de crescer, abertos e sendo aprendizes das coisas da vida. Avante! Coragem! Não tenhas medo.  

E você, Jovem, deseja fazer também essa experiência?

Bem-vindo!!! Entre em contato conosco. Vinde e vede! É lindo ver o outro crescer revendo a história e ousando novos caminhos! O sim de Maria nos encoraja a dizer sim a Deus!

Com afeto de Pastor aprendiz, Pe. Mauro de Almeida, C.Ss.R.

Powered by BlogEngine.NET 1.4.5.0
Original Design by Laptop Geek, Adapted by onesoft